Aparelho invisível

18 de junho de 2018
aparelho ortodôntico invisível
Curso Gratuito de Invisalign

Recentemente aumentou muito o número de adultos à procura de tratamento para as suas maloclusões dentárias nos consultórios dos ortodontistas. Proporcionalmente, aumentou também a busca por aparelhos ortodônticos mais estéticos. Assim, a indústria tecnológica nessa especialidade se empenhou em oferecer acessórios eficientes para suprir as exigências desse “novo” tipo de cliente. Até pouco tempo, o aparelho de porcelana era a única alternativa estética, porém deixava a desejar por causa do escurecimento dos acessórios e do alto índice de quebra. Surgiu, então, um aparelho completamente invisível aos olhos daqueles que estão diante do usuário, dando origem à ”ortodontia invisível”!

Este novo aparelho, denominado “aparelho lingual”, confeccionado em aço, assim como o convencional, porém com design modificado, permite ser colado atrás e não na face anterior dos dentes. Surgido na década de 70, no Japão e Estados Unidos, o aparelho, a princípio, ocasionou problemas técnicos na sua utilização e os resultados clínicos não eram tão eficazes como no uso do convencional. Com o passar do tempo e o aprimoramento tecnológico, esta alternativa se faz tão eficiente quanto à técnica convencional, com a vantagem fundamental de ficar o aparelho totalmente invisível.

aparelho-invisivel-

Neste caso foi utilizada técnica de ortodontia ligual, onde o aparelho é colocado na parte posterior dos dentes.

As mulheres, os artistas, políticos e jornalistas são os grandes apreciadores dessa alternativa porque a preocupação com a beleza e impacto social é maior e, às vezes, há necessidade de esconder um aparelho convencional.

Outro motivo pelo interesse no aparelho lingual é na hora das refeições. Quem já usou aparelho ortodôntico sabe da dificuldade ou do constrangimento de almoçar em locais públicos e ter que se preocupar com os resíduos alimentares nos bráquetes convencionais. Com o aparelho lingual essa preocupação deixa de existir pelo simples fato dele estar instalado atrás dos dentes, ficando o resíduo alimentar escondido atrás do sorriso.

aparelho-invisivel

Na técnica de ortodontia lingual os braquetes ficam escondidos atrás dos dentes.

Uma das desvantagens do aparelho lingual é com relação ao custo, que é mais elevado em relação ao aparelho convencional. Este fato se explica, principalmente, pela pouca oferta de fabricantes comercializando este acessório, por isso o seu preço continua elevado.

Outro ponto a considerar é com relação às consultas de atendimento que são mais demoradas, porque o profissional tem de trabalhar com uma visão indireta na manutenção e ativação do aparelho lingual. Contudo, as consultas podem se tornar mais agradáveis, pois o aparelho não está colado na face anterior dos dentes e o cliente tem uma boa visão da evolução do tratamento e pode opinar ou sugerir melhoras no mesmo.

Desta forma, o tratamento ortodôntico utilizando o aparelho lingual veio para ficar e beneficiar a todos aqueles que ainda não realizaram esse tipo de correção funcional de seus dentes por causa do desconforto estético causado pelos aparelhos convencionais aos mais exigentes.

Assista entrevista com o Dr. Luiz Guilherme Martins Maia sobre ortodontia lingual:

Curso Gratuito de Invisalign
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?