Aparelhos ortodônticos e algumas alternativas de materiais estéticos

18 de junho de 2018
aparelho-ortodontico-1
Curso Gratuito de Invisalign
O aparelho ortodôntico é formado por bráquete, tubos, fios bandas e, ainda, as ligaduras elásticas.

Os bráquetes, são os acessórios que são colados a superfície do dente, geralmente na face vestibular (frente do dente).

Nestes bráquetes, os fios ortodônticos serão acoplados, que por sua vez transmitirão forças específicas com magnitude e direção capazes de mover os dentes. Cada dente receberá um bráquete e estes serão unidos por um fio ortodôntico inserido dentro das respectivas canaletas e presos pelas ligaduras elásticas, ou como popularmente conhecidas como “borrachinhas”.

Um dos problemas dessa borrachinha é que em curto tempo ela absorve a flora bacteriana provinda da cavidade bucal por causa dos alimentos, líquidos e a própria saliva; com isso, o paciente obrigatoriamente deverão retornar as consultas com maior frequência para as trocas dessas ligaduras e supervisão do aparelho ortodôntico.

O sistema de braquetes-autoligados dispensa o uso das borrachinhas e, consequentemente, acaba com o problema de contaminação da das ligaduras eláticas.

Pacientes que utilizam o sistema autoligado ou bráquete autoligado, podem e devem ser agendados com intervalos maiores entre as consultas de retorno após o término da montagem do aparelho. De acordo com a necessidade das trocas dos arcos, os intervalos entre as consultas podem ser de 8 ou 10 semanas. Desta forma serão beneficiados com a sobra de tempo que terão para usufruir com atividades pessoas (familiares, comerciais, etc).

Além disso, por causa da ausência das “borrachinhas”, os bráquetes autoligados não retêm tantas bactérias da dieta alimentar como acontece nos bráquetes convencionais.

Os bráquetes ortodônticos poderão ser estéticos ou metálicos. Basicamente, o que difere um do outro, é o tipo de material utilizado na fabricação dos mesmos. O objetivo final dos bráquetes estéticos será a maior discrição do aparelho ortodôntico utilizados durante o tratamento, podendo ser utilizados para todos os tipos de pacientes, sejam adultos ou adolescentes.

Aparelhos ortodônticos estéticos tem a coloração semelhante ao dente, e possibilitam a mesma funcionalidade e ação que os aparelhos metálicos.

Existem 3 tipos de materiais:

policarbonato
safira
porcelana

Policarbonato:
É um tipo de resina plástica estética de coloração opaca. Bastante frágil, em tratamentos muito longos pode começar a amarelar, tem um alto atrito e um custo baixo.

Porcelana:
Tem uma coloração estética opaca, é bastante resistente em comparação ao policarbonato, não amarela mesmo em tratamentos mais longos, tem um alto atrito e um custo moderado.

Safira:
De coloração estética translúcida, tem uma resistência muito próxima do bráquete de porcelana, não amarela mesmo em tratamentos mais longos, tem um atrito moderado e um custo mais elevado.

Por Luiz Guiherme Martins Maia, Especialista e Mestre em Ortodontia, FOAr/Unesp/SP

Curso Gratuito de Invisalign
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?