Conheça melhor o seu aparelho

18 de junho de 2018
Curso Gratuito de Invisalign

Aparelho fixo ou móvel?

Os aparelhos são popularmente conhecidos por fixos e móveis. Nós definiremos o tipo ideal de aparelho que deverá ser usado para o seu caso. Os aparelhos fixos são aqueles que ficam na boca permanentemente durante o tempo determinado pelo Ortodontista.
São “colados” brackets (dentes anteriores) e bandas nos dentes posteriores (primeiros e segundo molares). Os “fios” forçarão gradativamente os dentes para a posição correta.

Saiba mais sobre os aparelhos ortodônticos fixos

O aparelho ortodôntico é formado por bráquete, tubos, fios bandas e, ainda, ligaduras elásticas.

Os bráquetes, são os acessórios que são colados a superfície do dente, geralmente na face vestibular (frente do dente).

Nestes bráquetes, fios ortodônticos serão acoplados aos bráqiuetes, que por sua vez transmitirão forças específicas com quantidade (magnitude) e direção (vetores) capazes de mover os dentes. Cada dente receberá um bráquete e estes serão unidos por um fio ortodôntico inseridos dentro das respectivas canaletas (slots) e presos pelas borrachinhas (ligaduras elásticas ou elastoméricas).

Um dos problemas dessa borrachinha é que em curto tempo ela absorve a flora bacteriana provinda da cavidade bucal por causa dos alimentos, líquidos e a própria saliva; com isso, o paciente obrigatoriamente deverá retornar as consultas com maior frequência para as trocas dessas ligaduras e supervisão do aparelho ortodôntico.

O sistema de braquetes auto ligados dispensam o uso da borrachinha e, consequentemente, eliminam o problema da borrachinha.

Pacientes que utilizam o sistema auto ligado ou bráquete autoligado, podem e devem ser agendados com intervalos maiores entre as consultas de retorno após o término da montagem do aparelho de acordo com a necessidade das trocas dos arcos e os intervalos entre as consultas poderão ser a cada 8 ou 10 semanas. Desta forma, esses pacientes, serão beneficiados com a “sobra “de tempo que terão para usufruir com atividades pessoas (familiares, comerciais, etc).

Os bráquetes ortodônticos poderão ser estéticos ou metálicos. Basicamente, o que difere um do outro, é o tipo de material utilizado na fabricação dos mesmos. O objetivo final dos bráquetes estéticos será a maior discrição do aparelho ortodôntico utilizados durante o tratamento, podendo ser utilizados para todos os tipos de pacientes, sejam adultos ou adolescentes.

Aparelhos ortodonticos estéticos tem a coloração semelhante ao dente, e possibilitam a mesma funcionalidade e ação que os aparelhos metálicos.

Existem 3 tipos de materiais: policarbonato, safira e porcelana

Policarbonato: É um tipo de resina plástica estética de coloração opaca. Bastante frágil, em tratamentos muito longos pode começar a amarelar, tem um alto atrito e um custo baixo.

Porcelana: Tem uma coloração estética opaca, é bastante resistente em comparação ao policarbonato, não amarela mesmo em tratamentos mais longos, tem um alto atrito e um custo moderado.

Safira: De coloração estética translúcida, tem uma resistência muito próxima do braquete de porcelana, não amarela mesmo em tratamentos mais longos, tem um atrito moderado e um custo mais elevado.

Intervalo entre consultas de 60 dias é possível?

A orthomaia prioriza um tipo de fio especial chamado super elástico que faz uma pressão leve e constante, levando os dentes permanentemente para posição correta. O uso destes fios faz com que o tratamento seja mais rápido e mais confortável e permite que as consultas de retorno sejam marcadas com intervalos maiores (entre 45 a 60 dias).

Desconforto existe?

Outra dificuldade inicial é uma “dorzinha”. Claro, os dentes estão sendo movimentados, e esta pressão para o ajuste causa um desconforto inicial, mas também normal, suportável e passageiro.

Aparelhos removíveis

São aqueles que podem ser retirados da boca em alguns momentos. Este aparelho também pode causar inicialmente um pequeno desconforto por causa do seu formato e acomodação dentro da boca. Os aparelhos removíveis causam alteração no modo de pronunciar as palavras, mas esta alteração é passageira e o paciente se acostuma a falar normalmente com o aparelho em poucos dias.
Em poucos casos é necessária a utilização de aparelho extra-oral, que fica por fora da boca e é utilizado em casa e para dormir

Curso Gratuito de Invisalign
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?