Dicas sobre higiene oral

18 de junho de 2018
como-esta-sua-higiene-bucal
Curso Gratuito de Invisalign

Como está sua escovação e higiene oral?

Todo dentista tem a responsabilidade de aconselhar adequadamente seus pacientes jovens e respectivos pais , realçando a importância da limpeza dos dentes, recomendando e demonstrando um método efetivo na manutenção da higiene na cavidade oral. A existência de uma relação direta entre doença oral e a condição de higiene da boca está comprovada e pode ser agravada após a instalação de aparelho ortodôntico.
A maneira mais prática de prevenir a doença dental é desenvolver um método que permita a cada pessoa a manutenção da melhor higiene oral possível . Isso significa manter uma limpeza por meio de dispersão e remoção mecânica dos microorganismos aderidos aos tecidos da cavidade oral. Tal abordagem implica escovação e uso de fio dental. Entretanto mesmo a execução diária desses procedimentos não significa necessariamente que a limpeza da cavidade oral esteja sendo mantida . Sabe – se que as soluções fluoretadas, quando aplicadas topicamente em suas diferentes fórmulas, diminuem a incidência de cárie em 40%. Assim, entendemos que a aplicação tópica , sempre orientada por um cirurgião dentista, é um método eficiente na prevenção da cárie. Os pais e as crianças também devem estar convencidos de que , além dos dentes precisarem ser escovados após as refeições a fim de se remover partículas de alimentos, estimular os tecidos e a dar uma sensação de bem – estar, é preciso fazer também, pelo menos uma vez por dia , preferencialmente antes de deitar, uma higienização completa , que inclua revelação de placa , escovação , uso do fio dental e inspeção.
Gostaríamos de salientar que a motivação das crianças e seus responsáveis é de grande importância para que a escovação dental seja aceita naturalmente e bem executada.

Algumas dicas sobre higiene oral:

Desenho da escova – escovas duras podem lacerar os delicados tecidos gengivais. Use escova de náilon macia e de comprimento menor.
Dentifrício – usar os que contenha flúor, e preferencialmente aprovados pela ADA (associação dentária americana).
Fio dental – usar após escovação. Limpeza e remoção da placa nas regiões proximais dos dentes.
Evidenciadores – como a placa bacteriana não é aparente, podemos lançar mão de agente evidenciador capaz de corá–la.
Bochechos – orientação, do cirurgião dentista, a fluoretação domiciliar.
Dieta alimentar – reduzir ingestão de açucares entre as refeições.
Idade para começar a escovação – o mais cedo possível, desde que a criança aceite esta prática. Estimule seu filho dando exemplo.

Outras dicas:

Nunca utilize palitos ou outros objetos para auxiliar a limpeza bucal.
Após a escovação, enxague abundantemente com água.
O fio dental poderá ser passado com o auxílio de um “passador” que se chama passa fio.

Curso Gratuito de Invisalign
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?