A tecnologia dos aparelhos ortodônticos: qual utilizar?

25 de junho de 2018
tecnologia-aparelhos-ortodonticos
Curso Gratuito de Invisalign

O aparelho ortodôntico moderno é um resultado tecnologico do aparelho de Edgewise, idealizado por Edward Hartley Angle por volta do ano de 1900 nos EUA e é formado por bráquete, tubos, fios bandas e, ainda, as ligaduras elásticas. Como todo produto inventado, o aparelho ortodôntico sofreu, nas últimas décadas, um processo de melhoramente tecnológico, científico e industrial, porém os conceitos iniciais que envolvem os princípios biomecânico ainda são fundamentados pelo primeiro aparelho ortodontico idealizado por Angle.

tecnologia-aparelhos-2

Os bráquetes, são os acessórios que são colados a superfície do dente, geralmente na face vestibular (frente do dente).

Nestes bráquetes, os fios ortodônticos serão acoplados, que por sua vez transmitirão forças específicas com magnitude e direção capazes de mover os dentes. Cada dente receberá um bráquete e estes serão unidos por um fio ortodôntico inserido dentro das respectivas canaletas e presos pelas ligaduras elásticas, ou como popularmente conhecidas como “borrachinhas”.

Um dos problemas dessa borrachinha é que em curto tempo ela absorve a flora bacteriana provinda da cavidade bucal por causa dos alimentos, líquidos e a própria saliva; com isso, o paciente obrigatoriamente deverão retornar as consultas com maior frequência para as trocas dessas ligaduras e supervisão do aparelho ortodôntico.

O sistema de braquetes-autoligados dispensa o uso das borrachinhas e, consequentemente, acaba com o problema de contaminação da das ligaduras eláticas.

tecnologia-aparelhos-3

Pacientes que utilizam o sistema autoligado ou bráquete autoligado, podem e devem ser agendados com intervalos maiores entre as consultas de retorno após o término da montagem do aparelho. De acordo com a necessidade das trocas dos arcos, os intervalos entre as consultas podem ser de 8 ou 10 semanas. Desta forma serão beneficiados com a sobra de tempo que terão para usufruir com atividades pessoas (familiares, comerciais, etc).

tecnologia-aparelhos-4

Além disso, por causa da ausência das “borrachinhas”, os bráquetes autoligados não retêm tantas bactérias da dieta alimentar como acontece nos bráquetes convencionais.

Os bráquetes ortodônticos poderão ser estéticos ou metálicos. Basicamente, o que difere um do outro, é o tipo de material utilizado na fabricação dos mesmos. O objetivo final dos bráquetes estéticos será a maior discrição do aparelho ortodôntico utilizados durante o tratamento, podendo ser utilizados para todos os tipos de pacientes, sejam adultos ou adolescentes.

Aparelhos ortodônticos estéticos tem a coloração semelhante ao dente, e possibilitam a mesma funcionalidade e ação que os aparelhos metálicos.

Por Luiz Guilherme Martins Maia, Doutor em Ortodontia-FOAr/Unesp/SP

Curso Gratuito de Invisalign
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?