As diferentes formas de proporcionar um sorriso agradável

25 de junho de 2018
tratamento-ortodontico-1
Curso Gratuito de Invisalign

Muitos pacientes hoje procuram constantemente cuidarem da aparência de uma forma geral. Isto acontece simplesmente pelo fato de grande parte da sociedade moderna e a mídia pregarem e mostrarem que pessoas atraentes têm gasto o seu tempo em clínicas médicas, salões de beleza e consultórios dentários. Neste último caso, o desejo dos pacientes recai sobre a vontade de tornar seus dentes mais brancos, bem posicionados e com uma forma atraente aos olhos de quem observa. Para atender ao apelo deste tipo de paciente, uma equipe composta por um ortodontista (dentista especialista em aparelhos) e por um dentista especialista na área de estética (Dentística Restauradora) devem atuar de forma conjunta para que, assim, busquem a melhor solução para cada paciente.

Nos casos de pacientes com dentes mal posicionados e/ou apinhados, o ortodontista é a primeira opção para o início do tratamento. Este profissional busca sempre a perfeição, posicionando os dentes nos seus lugares ideais através do uso de aparelhos móveis ou fixos. Entretanto, ao final desta etapa, muitas vezes o paciente ainda necessita que espaços entre os dentes sejam fechados (diastemas) ou que a forma de cada dente seja alterada, dando mais volume ou aumentando altura de cada unidade dentária. A partir daí, inúmeras técnicas podem ser empregadas dentre as quais pode ser citada o facetamento dos dentes através da aplicação de resinas compostas ou de materiais de porcelana.

A primeira alternativa (resina composta) consiste em utilizar um material da cor do dente, que se encontra no próprio consultório do dentista. Neste tipo de tratamento, antes da aplicação de resina composta, o profissional executa no paciente um ensaio restaurador. Este tipo de técnica permite que o paciente tenha a ideia de como ficará o seu sorriso ao final do tratamento, sem que nenhuma intervenção seja feita. Entretanto, este tipo de procedimento deve ser executado por um profissional habilitado e capacitado, que tenha conhecimento apurado de detalhes que cada dente possui possibilitando reproduzi-los de forma imediata. Assim o resultado final terá um aspecto bem natural e o sorriso com a forma desejada pelo paciente.

Da mesma forma que para as resinas aplicadas diretamente no consultório, o ensaio restaurador também pode ser realizado na técnica que utiliza as porcelanas dentárias. Apesar da previsibilidade ser possível, a técnica que emprega o uso de porcelanas requer mais tempo de trabalho e, consequentemente mais idas e vindas ao consultório dentário. Entretanto, independente da técnica escolhida pela profissional em conjunto com o paciente, vale ressaltar que em ambos os casos, o resultado final resume-se em dentes com formato mais atraente e coloração bem natural. Desta forma, os pacientes recuperam a sua autoestima, vivendo a cada dia com mais confiança e vontade de exibir o seu novo sorriso.

Por:

Dr. Luiz Guilherme Martins Maia – Doutor em Ortodontia

Dr. Adriano Augusto – Doutor em Dentística Restauradora

Dr. Guilherme Macedo – Doutor em Periodontia

Ms Mila Leite de Moraes Maia – Especialista em ortodontia

Curso Gratuito de Invisalign
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?