Como ser um bom paciente de ortodontia?

25 de junho de 2018
Curso Gratuito de Invisalign

A eficiência do tratamento ortodontico está diretamente relacionado com o comprometimento do próprio paciente e seus responsáveis (pais). Os resultados desejados no tratamento ortodôntico, só poderão ser obtidos com excelência se houver plena conciencia do paciente em cuidar do seu aparerlho. A falta de colaboração e participação do paciente poderão comprometer os resultados desejados colocados no início do tratamento. Com isso podrá, consequentemente, trazer frustrações tanto pelo ortodontista como pelos pacientes, e, ou seus reponsáveis.

Para minimizar ou anular esses problemas, bolamos um check list ortodôntico que ajuda o paciente a seguir alguns cuidados durante o tratamento ortodôntico, a saber:

Ser assíduo nas consultas – faltas e atrasos comprometem o cronograma programado pelo ortodontista e a equipe da orthomaia. Lembre-se que seu atraso compromete todo o planejamento da agenda da equipe, uma vez que cada paciente tem um agendamento, minunciosamente crumpido. Se por acaso ou por agum motivo for necessário faltar a consulta ou atrasar, é sempre bom comunicar na recepção da orthomaia.

Evitar “quebras” do aparelho – os braquetes, bandas e fios poderão ser danificados e com isso um atraso no tratamento poderá ocorrer, consequentemente prolongando o tempo de tratamento. Leia o tópico: dicas para não “QUEBRAR” meu aparelho;

Higienizar adequadamente a boca e o aparelho – seja cuidadoso na limpeza do seu aparelho e mantenha uma adequada higienização. Leia Como manter corretamente a higiene bucal durante o tratamento ortodôntico. Veja o vídeo dicas e cuidados da higiene bucal durante o tratamento ortodôntico.

Usar acessórios solicitados pelo ortodontista – Algus acessórios poderão ser solicitados pelo ortodontista durante o tratamento ortodôntico para que os melhores resultados sejam alcançados. Os elásticos ortodônticos por exemplo são muitos requisitados na fase final do tratamento ortodontico: saiba como utilizar seu elástico.

Seguir a orientação do ortodontista nos procedimentos odontológicos complementares: em algum momento, o ortodontista poderá solicitar ao paciente algum procedimento odontológico que ajude e, ou não interfira no cronograma do tratamento. Ao exemplo de extrações de terceiros molares (dente do siso), tratamento de problemas gengivais como a inflamação gengival geralmente causada pela falta de escovação, cáries, etc…

Lembre-se que estar sempre motivado a colaborar foi um compromisso assumido no início do tratamento!

Curso Gratuito de Invisalign
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?