Seu filho é um respirador bucal?

25 de junho de 2018
respirador-bucal
Curso Gratuito de Invisalign

Problemas posturais de cabeça, mandíbula, língua, assim como alterações no padrão respiratório nasal podem ser resultado de aumento dos órgãos linfoides, chamado de tonsilas (amidalas e adenoide). Pesquisas confirmam que o aumento destes comprometem a respiração nasal, resultando em respiração bucal e com isso altera o padrão esquelético facial. O desenvolvimento das tonsilas ocorre prioritariamente na infância e quando as mesmas crescem demasiadamente haverá obstrução das vias aéreas (respiração comprometida) resultando em problemas posturais e neuromusculares e consequentemente um padrão de respiração bucal será obtido acarretando prejuízos a longo prazo.

As seguintes consequências são observadas em respiradores bucais:

  • Obstrução nasal;
  • Lábio hipotônico, curto e elevado com alteração, dada à pouca irrigação sanguínea;
  • Língua hipotônica, volumosa, repousando na parte inferior da boca;
  • Inflamação crônica resultante de rinite alérgica;
  • Estrutura facial alterada: a face torna-se longa e estreita;
  • Favorecimento da mordida aberta anterior devido à falta de pressão do lábio superior sobre os incisivos e os dentes entreabertos para facilitar a respiração, isto causa o rompimento do equilíbrio de forças mantenedoras da oclusão;
  • Ronco, sono agitado e pesadelos.

De qual forma o sono deve ocorrer e como ocorre nestes indivíduos? Segundo os estudiosos, o sono é um estado comportamental reversível de desprendimento e inconsciência e idealmente o mesmo deve ser reparador, auxiliando nas atividades intelectuais (memorização) e cognitivas (aprendizado). Com isso, quando o mesmo é afetado, há uma perda de concentração e rendimento nas atividades escolares, tornando o indivíduo desatento, sonolento, impaciente, além de comprometer a socialização com os outros. As atividades físicas também são comprometidas, pois o mesmo cansa-se facilmente, não tendo disposição para o esporte.

A identificação do diagnóstico desse aumento das tonsilas é de fundamental importância para o correto tratamento. Os sinais e sintomas clínicos comuns são: respiração bucal, otite média, sinusite, baba no travesseiro e ou ronco noturno. O exame radiográfico pode ser usado como complementação ao diagnóstico.

Escrito por:

· Thiago Santana Ribeiro. Graduando do 10° semestre em odontologia/UFS

· Luiz Guilherme Martins Maia – ortodontista

Curso Gratuito de Invisalign
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?