Uso de elásticos ortodônticos

25 de junho de 2018
elastico-ortodontico
Curso Gratuito de Invisalign

ELÁSTICOS ORTODÔNTICOS

Os elásticos ortodônticos são dispositivos utilizados nos aparelhos ortodônticos indicado pelo ortodontista, em alguma época durante o tratamento e necessita da colaboração do paciente para serem encaixados no aparelho.

Esses elástico otimizam o tratamento ortodôntico e têm fundamental importância em determinados momentos do tratamento acelerando o processo de movimento dos dentes, anulam efeitos indesejados de alguns movimentos e também ajudam no processo de intercuspidação (encaixe) dos dentes, geralmente requeridos no final do tratamento. Também podem ser associados a aparelhos extra-bucais.

Encontram-se disponíveis no mercado dois tipos de elásticos: os de borracha ou látex e os sintéticos. São conhecidos como elastômeros ou simplesmente plásticos e são indicados. Para os pacientes alérgicos ao látex, encontram-se disponíveis elásticos de borracha fabricados com material hipoalergeno.

A eficiência dos elásticos no tratamento ortodôntico está diretamente relacionada à colaboração do paciente. Os dispositivos precisam ser utilizados todos os dias, pelo maior tempo possível, sendo retirado somente para a escovação dental e alimentação, se necessário. Porém, muitos pacientes esquecem de manter estes cuidados e o tratamento acaba se prolongando, sem a mesma eficiência.

Confira algumas dicas para utilizar os elásticos corretamente:

  • Sempre instale os elásticos nos ganchos indicados pelo ortodontista e nunca mude o dente de apoio;
  • Se tiver dificuldade para colocar o elástico em posição experimente uma ajuda com um palito de dentes;
  • Se caso o gancho quebrar ou o bráquete descolar, interrompa o uso e antecipe sua consulta para nova orientação pela Orthomaia;
  • Seja prevenido levando sempre elásticos de reserva para onde você for;
  • Aproveite horas de sono para ganhar mais tempo de uso. Dormimos cerca de 6 a 8 horas por dia!
  • Não é proibido se alimentar com os elásticos. Aliás, se for possível, recomenda-se inclusive utilizá-los durante a mastigação;
  • Lembre-se que a frequência é de fundamental importância. Logo, não adianta tentar compensar longos períodos sem o acessório com o uso de dois elásticos de uma vez, isso pode trazer excesso de força e consequentemente dano a estrutura dental;
  • É normal sentir desconforto e dor durante a mastigação. Esses incômodos devem passar após alguns dias. Seja persistente e não desista.
Curso Gratuito de Invisalign
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?