Por que cada vez mais adultos buscam tratamento ortodôntico

28 de junho de 2018
tratamento ortodontico adulto
Curso Gratuito de Invisalign

Atualmente percebemos um número bem maior de adultos usando aparelhos ortodônticos, por que isso acontece?

Aproximadamente há três décadas, o número de pacientes adultos nos consultórios de ortodontia era de aproximadamente 10%, atualmente esta realidade chega a uma proporção muito maior, por volta de 60% do total de pacientes. Naquela época, o motivo que o levava em busca do tratamento era, principalmente, de ordem funcional, ou seja, problemas de mastigação provocados pelo mal posicionamento dentário. Hoje em dia o principal motivo que o estimula a utilizar um aparelho ortodôntico é a busca de um “sorriso perfeito”. A valorização de um belo sorriso está em alta e cada vez mais as pessoas investem nos tratamentos odontológicos buscando estética dental.

Há restrições para estes pacientes adultos fazerem o tratamento ortodôntico?

Não há limite de idade para fazer o tratamento ortodôntico desde que haja boa saúde gengival e do osso que envolve os dentes. As condições sistêmicas também deverão ser levadas em consideração. Sabemos que distúrbios sistêmicos como a diabetes e a osteoporose não controladas interferem no processo de cicatrização e reparação óssea, portanto, nestes casos, o acompanhamento e autorização médica é fundamental, sendo assim, uma vez controlados esses distúrbios, o paciente fica apto ao tratamento ortodôntico.

E quais motivos que levam o adulto a não iniciar o tratamento ortodôntico?

O principal deles é que os pacientes adultos, de uma certa forma, rejeitam o aparelho metálico, pois ainda o associam a crianças e adolescentes, porém ficam motivados ao tratamento quando conhecem alternativas de aparelhos mais discretos e confortáveis.

Fale um pouco mais sobre essas opções de aparelhos ortodônticos mais discretos

Quando se fala em aparelho ortodôntico estético, temos 3 opções atualmente: bráquetes transparentes, técnica lingual e alinhadores.

Os bráquetes estéticos podem ser confeccionados de policarbonato (plástico), porcelana e safira proporcionando um efeito discreto durante o tratamento.

O aparelho ortodôntico colado por trás dos dentes chamada de técnica lingual, tem como ponto alto a discrição do aparelho, uma vez que fica escondido e invisível aos olhos de quem vê. É importante salientar que este aparelho não provoca desconforto na língua como muitos imaginam e atualmente o tamanho dos bráquetes diminuiu e o conforto melhorou muito fazendo com que em duas ou três semanas o paciente esteja falando normalmente.

Uma terceira opção seria o Invisalign. Foi introduzida há 17 anos nos Estados Unidos e revolucionou a Ortodontia, fazendo com que muitos pacientes adultos que tinham restrição ao uso de aparelhos convencionais realizassem seu tratamento. São alinhadores personalizados para cada paciente, confeccionados de material altamente transparente, quase invisível. O grande diferencial deste tipo de aparelho é o conforto e a possibilidade de remover o aparelho na hora da higienização.

Doutor Luiz Guilherme Martins Maia é INVISALIGN Doctor, credenciado do sistema Invisalign com larga experiencia em aparelhos estéticos.

Curso Gratuito de Invisalign
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?