Seu filho é um respirador bucal?

18 de junho de 2018
respiracao-bucal-1
Curso Gratuito de Invisalign

O crescimento e as diferenças faciais

Todo organismo pode ter seu curso de crescimento e desenvolvimento alterados, inibidos ou desviados por alterações dos fatores da saúde, do relacionamento das estruturas orgânicas ou por influencias ambientais.

A respiração nasal tem um importante papel nas funções de aquecimento, filtragem e umidificação do ar inspirado e tem relação com o desenvolvimento e morfologia facial. Muitos problemas como irritabilidade, apnéia noturna, deficiência no rendimento físico e mental são decorrentes de capacidade respiratória inadequada.

As tonsilas faríngeas, palatinas, linguais e tubárias formam o conjunto de estruturas linfáticas da região póstero-superior do trato respiratório, conhecido como anel de Waldeyer, estas circundam a porção posterior da cavidade nasal e bucal. A tonsila faríngea sofre um processo de hipertrofia na infância que lhes confere a denominação de adenóide ou vegetação adenóide, é formada de pequenos grupos de massa de tecido linfóide difuso e nódulos linfáticos que se localizam na região superior da parede faríngea posterior. Ela se forma a partir da bolsa crânio-faríngea do embrião, da mesma forma que a adenohipófise, tendo, portanto, uma semelhança histológica com esta. Constituem-se de pregas da mucosa faríngea, que formam cinco ou mais fissuras antero-posteriores ao longo das quais estão dispostos os folículos linfóides com seus centros germinativos, são importantes na linha de defesa do organismo devido a sua localização estratégica na abertura posterior da cavidade nasal e bucal, atuam no desenvolvimento imunológico como resposta à ação de germes e bactérias e seus antígenos no trato respiratório superior.

Por vezes, a adenóide pode apresentar um aumento em massa maior que a velocidade de deslocamento para baixo e para frente do palato duro e mole, provocando um estreitamento ou bloqueio do espaço aéreo nasofaringeano. O desenvolvimento e hipertrofia das tonsilas ocorre na maior parte durante a infância e é presente em dois grandes picos de crescimento, influenciado pela ação dos antígenos. Quando o aumento das tonsilas é proporcionalmente maior que o aumento do espaço bucofaríngeo, haverá uma obstrução nas vias aéreas, resultando em problemas posturais crânio-cervicais, mandibulares e neuromusculares, modificando o padrão de desenvolvimento facial. Frente a todas essas alterações, um padrão de respiração bucal será uma conseqüência natural, podendo facilmente não ser notada inicialmente e trazer prejuízos no desenvolvimento facial esquelético de difícil tratamento posteriormente.

As seguintes alterações são observadas em respiradores bucais:

Lábios, músculo bucinador, e língua hipotônicos, obstrução nasal, hipoplasia da fossa nasal e inflamação crônica da mucosa decorrente da rinite alérgica. As alterações maxilares verticais, horizontais e transversais são decorrentes à ausência de função respiratória nasal, selamento labial incompetente, desequilíbrio da musculatura orofacial, principalmente dos músculos elevadores e abaixadores da mandíbula. As alterações posturais da língua na obstrução respiratória constituem um fator adverso para o desenvolvimento crânio-facial normal. Quando a língua se interpõe entre os dentes anteriores, resultará em uma mordida aberta anterior. Para alguns autores, a hipertrofia adenotonsilar é a maior responsável pela apnéia e ronco noturno e a obstrução das fossas nasais pode ser uma condição séria não somente pelo sono agitado, como também, fadiga durante o dia e retardo de crescimento nos casos mais sérios.

Problemas respiratórios crônicos têm uma interferência fundamental no desenvolvimento da face. Quando a respiração bucal é predominante no indivíduo, produz uma mudança no curso natural do desenvolvimento e crescimento crâniofacial.

Devemos considerar o fator genético como um importante agente no desenvolvimento craniofacial, porém não podemos menosprezar as influências ambientais no decorrer do crescimento até a obtenção da maturidade esquelética.

SAIBA MAIS

Curso Gratuito de Invisalign
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?